O presente blog objetiva a análise crítica de temas relevantes. Pretende ser a fonte de enriquecimento dos assuntos que são debatidos nos bares, na mídia, no congresso nacional, nos tribunais e no mundo.
Os assuntos serão apresentados de modo que possamos explanar, juntos, nossa visão sociológica, filosófica, antropológica, jurídica, psicológica e científica. Pretende deixar no mais simples possível os temas mais complexos.
Para dar entendimento mais explícito àquilo que pretendo, permitam-me, para dar o tom deste blog, parodiar o apresentador e teatrólogo Antonio Abunjamra, do programa Provocações, da TV Cultura, que em meio a gemidos gregos e com entusiasmo, profere as seguintes frases:
“Este programa não é uma janela aberta para o mundo, mas é certamente um periscópio sobre o oceano do social”
“Vamos caminhando no incerto e idolatrando a dúvida”
Todos os meses serão postados novos temas, nos quais colocarei a visão dos principais pensadores juntamente com minhas modestas opiniões.
Desta forma, convido você que está acessando a ler com atenção os posts e se cadastrar para poder comentar os assuntos. Pretendo criar um debate saudável sobre os temas postados, de modo a desfazer em nós a possível visão “clichê” e dogmatizada, que por algum descuido de nossa parte tenha se instalado em nossas mentes.
Pretendo debater fora da visão estratificada, superficial e do lugar comum, que as mídias nos oferecem.
Mais reflexão e menos pensamento, mais crítica e menos maledicência.
Mais análise de tendências e menos casuísmos
Desde os tempos antigos que as populações são manipuladas na sua forma de pensar, movidas ao interesse de quem governa ou de algum modo detém o poder, seja ele político, religioso ou até mesmo familiar.
Hoje, com o advento da internet percebo que a coisa piorou, todas as informações disponibilizadas de modo tão rápido, que não há mais tempo para se refletir sobre elas, ou seja, taí um campo farto para os que querem, por algum motivo, manipular pensamentos, surrupiar votos, mentes e consciências.
Portanto, vamos debater, vamos firmar opinião forte sobre os temas, para desta forma não sermos enganados, manipulados ou atraídos para apoiarmos modismos e tendências que possam, pelo senso coletivo, colocar em risco o Estado de Direito e a democracia.
Mais realidade, menos ilusão, menos CLICHÊ.